tc1-329-l
Tipos de Cueca – Escolha o seu
08/10/2015
Cuidados pré-depilação e pós-depilação
12/10/2015
Show all

Você sabe o que é foliculite?

Você sabe o que é foliculite?

Este é um problema que atinge muitas pessoas sem que elas realmente saibam o que está acontecendo, sendo que a foliculite é uma inflamação do folículo capilar, local onde crescem os pelos, no qual passa a ser mais comum do que muitos pensam. Este problema ocorre quando os pelos tentam “sair” para fora da pele e não conseguem, assim a origem do problema se encontra em pequenos atos que passam despercebidos e que são realizado diariamente. Alguns fatores contribuem para o aparecimento deste problema como atrito das roupas, depilação com cera ou lâmina e qualquer outra ocasião em que ocorre um espessamento superficial da pele que fazem com que os pelos não cresçam da forma correta, o que faz com que os mesmos fiquem presos dentro dos folículos.

Além disso, possui a possibilidade de uma contaminação através de fungos e bactérias que possam provocar o espessamento.

Alguns tipos de foliculite tem características próprias:

  • Foliculite decalvante: neste caso o processo infeccioso leva à atrofia do pêlo, deixando áreas de alopécia que se expandem com a progressão periférica da doença.
  • Foliculite da barba (sicose da barba): localizada na área da barba, atinge homens adultos, tem característica crónica e, pela proximidade das lesões, pode formar placas avermelhadas, inflamatórias, com inúmeras pústulas e crostas.
  • Foliculite queloideana da nuca: comum em homens de pele negra, formando lesões agrupadas que ao cicatrizar deixam cicatrizes endurecidas (quelóides) na região da nuca.
  • Periporite supurativa: atinge as crianças pequenas e geralmente segue-se à miliária, com pústulas superficiais ou nódulos inflamatórios que acabam por drenar secreção purulenta.

Tratamento O tratamento é feito com antibióticos de uso local ou sistémico específicos para a bactéria causadora e cuidados anti-sépticos. Algumas lesões podem necessitar de drenagem cirúrgica. O dermatologista é o médico mais indicado para o correcto diagnóstico e tratamento das foliculites.

 

TEXTO EDITADO POR DERMATOLOGIA.NET