1. Depilação íntima masculina pode ser prejudicial?

Mito. A depilação íntima não afeta a saúde do homem. Alguns apenas aparam os pelos mais salientes na região genital, mas há muitos homens que gostam mesmo de fazer uma depilação íntima completa. Gostos à parte, o fato é que eles podem sim acabar com os fios do testículo. “Isso depende do desejo e interesse de cada um”, comenta o dermatologista Adilson Costa.

2. A prática de depilação pode afetar o desempenho masculino?

Mito. “Em termos urológicos, não há problemas”, assegura o urologista Joaquim Claro, da Unifesp. A opinião é compartilhada pelo urologista José Roberto Colombo Júnior, da Faculdade de Medicina da USP. “Não há problema algum, sem prejuízo para a saúde ou algo assim.”

“A maioria dos homens que depilam, inclusive as partes íntimas, fazem a pedido das namoradas ou esposas. Não tem nada a ver com a sexualidade.”
3. Pelos são a proteção natural dos homens?

Verdade. Mas era principalmente na era do homem primata, quando não usavam roupas. Com a vestimenta, isso já quase tornou os pelos “obsoletos”.

4. Retirar todos os pelos da virilha prejudica a saúde íntima?

Mito. Com o tempo, naturalmente o nosso organismo vem se preparando para acatar um menor volume de pelos. Hoje temos sabonetes íntimos especiais e outros produtos para cuidados que auxiliam na proteção da região. Ficar sem os pelos não é mais nenhum problema, mas essa escolha é muito pessoal e varia de cliente para cliente.

5. Depilar a região anal pode provocar hemorróidas?

Mito. As hemorróidas são a estrutura responsável por proteger o canal anal e ajuda a manter a continência fecal e a realizar drenagem venosa da região. Muita pressão pode fazer com que as veias no reto e no ânus inchem e fiquem esticadas, o que chamamos de doença hemorroidária. A cera ou o ato de depilar a região não causa o mal. Porém, quem já tem a doença deve evitar o procedimento ou avisar o profissional, para que este tome as devidas precauções.

6. Pelos realmente causam mau cheiro?

Verdade. O suor, seja ele masculino ou feminino, é causado pela ação das glândulas sudoríparas que são responsáveis pela manutenção da temperatura corporal – o que, evidentemente, possibilita a normalidade fisiológica. Essas glândulas se localizam em todo o corpo (por isso você sua tanto). As responsáveis pelo odor característicos são as apócrinas, localizadas nas axilas, na genitália e ao redor dos mamilos. O mau cheiro é causado pela secreção da decomposição de bactérias, uma defesa natural do organismo humano.

7. Depilações em áreas íntimas com cera ou gilete, tiram a proteção que os pelos dão a mucosa?

Mito. Quando os pelos são retirados com cera morna e pela raiz, nascem mais finos O mesmo não acontece quando a depilação é feita com lâmina de barbear, já que os pelos engrossam e, ao romperem a pele, podem irritá-la.

– Não tenha vergonha e tire conosco todas as suas dúvidas. Teremos todo o gosto em falar consigo e responder a todas as suas questões, envie suas perguntas na página Contato, em breve entraremos em contato.

“VOCÊ NUNCA SERÁ O MESMO”