Foliculite x Pelos Encravados

Criamos esse espaço para ajuda-lo a tirar suas dúvidas, para abrir as perguntas, clique em cima das mesmas.
1. O que é foliculite?

Foliculite é a infecção do folículo piloso e pode surgir até 3 dias após a depilação com cera ou com lâmina. O principal sintoma da foliculite é a aparição de pequenos pontos amarelos na pele (parecidos, mas não iguais à acne).

2. Toda vez que me depilo, aparecem bolinhas amarelas no local depilado. Posso ter alergia à cera?

Na depilação com cera, os poros dilatam e a pele transpira, liberando suor e óleos que se misturam à poluição e provocam a foliculite, uma infecção do folículo piloso. Essa infecção também pode ser comum na depilação com lâmina, devido a seu uso repetitivo sobre uma mesma área. Não rebente borbulhas: pode originar infeções graves. Esses sinais que surgem na pele têm aparência de espinhas mas na verdade são foliculites, inflamações na saída do pelo (folículo). Sua principal causa são os pelos encravados, que não conseguem romper a pele, causando inflamação. Neste caso é indicada a aplicação de um antiinflamatório no local.

3. Pelo encravado? Por que isso ocorre?

Não está sobre nosso controle do depilador.É a elasticidade das fibras da pele que dificulta o romper do orifício do pelo.Assim, ele fica com duas alternativas:caminhar dentro da pele ou acumular, enrolando dentro da pele.Nesse processo ,geralmente a pele reconhece como corpo estranho e inflama,não melhorando até expulsá-lo por completo.Pelo encravado é todo aquele que não consegue ultrapassa a pele e isto ocorre por vários motivos, tais como:

• Pele ressecada;
• Distúrbios hormonais;
• Excesso de queratina na pele;
• Agressão continua da roupa sobre á pele.

4. O que fazer para evitar pelos encravados?

De acordo com especialistas, a melhor forma para que se combata a foliculite é a realização de esfoliações,no mínimo três vezes por semana, sendo que a pessoa que se submete a este tipo de tratamento deve evitar a exposição ao sol antes e depois do tratamento, já que a região pode manchar com maior facilidade. Além disso, após a realização deste procedimento é de grande importância que o paciente utilize um bom filtro solar , hidratante ou óleo corporal das regiões em que foram realizadas os procedimento. Use esfoliante, pode ser encontrado em casas de cosméticos , farmácias.

5. Posso usar agulhas e alfinetes para retirar pelos encravados?

Nunca. Este procedimento poderá causar manchas na pele além de possíveis infecções, faça esfoliação.

– Não tenha vergonha e tire conosco todas as suas dúvidas. Teremos todo o gosto em falar consigo e responder a todas as suas questões, envie suas perguntas na página Contato, em breve entraremos em contato.

“VOCÊ NUNCA SERÁ O MESMO”