Embora muita gente associe a palavra depilação e epilação é importante ressaltar que epilação consiste no processo de remoção de pelos com raiz, e depilação consiste no processo de remoção de pêlos sem a raiz (cortar os pêlos). Como exemplo clássico de depilação temos o “Raspar com lâmina”. Então, sempre que tiver lendo algo relacionado a depilação procure analisar o contexto envolvido para. saber se o assunto é COM ou SEM raiz.
A opção é pela cera morna, que e mais em conta, é importante que a clínica use produtos descartáveis. Evite o uso de cera caseira. Opte pelos produtos com selo da ANVISA.
Mito. Depilar não causa flacidez.
Verdade.
Para que a depilação com cera seja eficaz, o pelo tem que ter +/- 0,5cm se for fino e +/- 1cm se for grosso. Mas não apare…nós fazemos isso se for preciso.
Verdade. A cera quente atua como relaxante sobre a pele, dilatando os poros , o que facilita a retirada do pelo com mais facilidade e menos dor.
Verdade:
A região das axilas é uma área desprovida de gordura e tanto a depilação feita com cera ou mesmo com lâminas ativam a melanina, causadora de manchas escuras. Essa é uma reação natural da pele. A virilha também é uma região desprovida de gordura e propensa ao surgimento de manchas escuras.
* Nas axilas, cuidado extremo com desodorantes, a maioria contém álcool e você vai sofrer aquela surpresa desagradável da ardência.
* Sua pele está sensível, os pelos que a protegiam saíram de cena. Evite mar, areia e piscina no dia da depilação.
* Leia o rótulo do hidratante. Se contiver uréia, evite, pois arde. Se contém azuleno, passe. A substância anti-inflamatória cicatriza e regenera a pele.
Procure um médico dermatologista, para aconselhar o melhor tratamento,ou procure clínicas que faça clareamento.
O ideal é deixar a região livre de cosméticos por um período de 12 horas.
Verdade:
Se a cera não estiver na temperatura adequada, pode causar lesões, inclusive queimaduras, bolhas e deixar cicatrizes e manchas”. Eu trabalho com cera morna. As manchas escuras podem aparecer caso haja exposição ao sol sem o uso do protetor solar após a depilação ou se a cera quente for aplicada sobre algum tipo de lesão. A cera depilatória tira a camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta e vulnerável.
O espaço de depilação a outra é de 30 dias, os pelos estarão finos e menor , a dor será amenenizada.
Irá depender da sua taxa hormonal em média de 15 á 20 dias , começam a nascer.
Não, porém nossa experiência nos permite recomendar que se inicie na adolescência evitando assim o uso de lâminas, que prejudicam a estrutura dos pelos, engrossando-os.
Menor de idade, só é atendido acompanhado dos pais.
Na verdade, ao fazer a depilação muitos clientes ficam tensos e acabam contraíndo a musculatura do corpo, o que provoca a dor; também esta ligado ao estado emocional ansiedade e medo.A dor é provocado pela passagem do bulbo no orifício da haste.Ele agride
a pele e o sistema nervoso e por isso , ocorre a dor.O que ameniza esta dor é puxar bem rente á pele e bem rápido.
Não é possível calcular dor alheia,mas é um processo suportável e momentâneo, deixa a pele sensível, pois a extrai o pêlo pela raiz.
Se for possível uma hora antes de depilar tome um comprimido de relaxante muscular que irá amenizar a dor.
A coceira ocorre exatamente quando os pelos estão começando a ultrapassar a pele (em torno de 10 dias após a depilação) o que ocorre com maior intensidade quando a pele encontra-se desidratada. Evite coçar, pois provocara feridas, faça esfoliação, para retirar as células mortas e liberar a passagem dos pelos e manter a pela hidratada.
Verdade. A cera morna abre os poros; sejamos realistas…estamos a arrancar o pelo, pelo folículo piloso! Este procedimento rebenta com os vasos capilares que irrigam o folículo. Se o pelo é muito forte ou é a primeira vez, é ainda mais comum que sangre um pouco. Mas normalmente não é nada de alarmante e não passam de pontos de sangue que secam rapidamente.
Verdade. Um certo nível de vermelhidão ou inflamação ocorre normalmente imediatamente após depilação com cera, em especial nas peles mais sensíveis. Normalmente desaparece passadas umas horas. A vermelhidão surge não só porque se puxa o pelo mas também porque se puxa a pele.
Geralmente em peles sensíveis , principalmente as peles claras, estes sinais são de reação natural pela agressão sofrida.
Mito. Primeiro é preciso avaliar quais são os produtos e componentes causadores da alergia.
Mito. Os pelos que resistem à depilação devem ser retirados com pinça para acabamento do trabalho realizado. Na depilação com cera morna, a pele fica relaxada e os poros dilatados, fazendo com que os pelos fiquem praticamente desprendidos de sua raiz, facilitando a extração.
Mito. Toda depilação realizada com a retirada dos pelos pela raiz faz com que os pelos levem, em média, de 20 a 25 dias para crescer novamente.
O uso de anestésicos não é recomendado por vários motivos entre eles o de que mesmo sendo um produto de uso tópico poderá causar algum tipo de reação séria a sua saúde além de que seu uso tira a sensibilidade da pele podendo prejudicar no resultado final de sua depilação causando danos à pele.
Atenuar as agressões causadas pela depilação. Atua como calmante, protegendo a pele contra a introdução de fungos e bactérias nos poros, abertos em função da depilação. Os poros demoram em torno de 24 horas para voltarem ao normal. O produto deve ser usado imediatamente após o término depilação.
Mito. Porém quando a pele já está com início de descamação ao retirar a cera, ela vai agilizar este processo, fazendo com que a pele se solte.
Não é aconselhável depilar em peles bronzeadas ou queimadas pelo sol, porque a pele está sensibilizada e poderá descamar ou dar origem a bolhas ou outras lesões. Também não é aconselhável tomar banho de sol nas primeiras 72 horas seguintes à depilação de qualquer tipo (lâminas, equipamentos elétricos ou mecânicos, cremes, loções e ceras). A depilação retira a camada superficial da pele e, provavelmente, sua coloração, causando manchas
Mito. A descoloração enfraquece o pelo, fazendo com que este se quebre durante a depilação.
A temperatura da cera deve ser suportável à sensibilidade da pele. De 40ºC a 50ºC. Nossa técnica não exige, que ela seja quente e sim morna ao ponto de se tornar agradável.
Não. Deixe de usá-lo uma semana anterior e posterior à depilação. O ácido deixa a pele muito fina e sensível, por isso o seu uso deve ser suspenso para a depilação,e se o médico autorizar.
Nunca.Antes de depilação o profissional irá limpar sua pele, com um produto Pré-depilação.que retira suor e sujeira e após usa Gel calmante para aliviar;
Nunca. Procure ajuda médica e após procure seu depilador.
Não. Consulte um dermatologista.
Não. Após depilado siga as instruções do Depilador, será usado Gel Refrescante, para acelerar o fechamento dos poros, aliviar as irritações, prevenir das infecções da pele e ativar a circulação deixando a pele macia e saudável.
Depende da elasticidade da pele e dos cuidados que a pessoa tem após a depilação, como, por exemplo, fazer esfoliação e manter a pele hidratada. Esses cuidados ajudam a não encravar os pêlos, independente do método de depilação.
Mito. A temperatura da cera é a mesma no inverno ou no verão. A temperatura interna de cada pessoa é que muda conforme o clima ou a temperatura externa, tornando a cera mais ou menos suportável.
Mito. Se a sua pele não estiver irritada pode depilar sempre. Se sua pele apresentar foliculite, irritações , a dica é depilar no máximo uma vez ao mês.
Mito. Pode-se realizar a depilação tranquilamente, mas é necessário a opinião de um dermatologista que avaliará quais os produtos e componentes causadores da alergia. É também muito importante fazer o teste de sensibilidade.
Verdade. Toda vez que ocorre uma infecção na pele, há uma maior produção de pigmentos no local. É uma resposta natural do corpo. Essa mancha pode surgir quando há pelo encravado ou foliculite e a região é manipulada. Isso traumatiza a pele e estimula seu escurecimento.
O mais indicado é o uso de cremes clareadores, à base de hidroquinona e/ou ácido kógico, receitados pelo dermatologista. Também é importante evitar o sol no local da mancha. Em casos mais graves o médico pode recomendar o peeling, que provoca uma renovação da pele e elimina os sinais.Não há nada melhor do que a pele lisinha e macia, algo que só a retirada dos pêlos pela raiz, pode proporcionar por mais tempo.